sexta-feira, 20 de junho de 2008

A Batalha de Lepanto

Após conquistarem Constantinopla, os turcos-otomanos avançavam impiedosamente em direção ao coração da Europa. Menos de 30 anos após tomar a capital do Império Romano do Oriente, os seguidores de alá avançavam pelos Balcãs, cimitarras em punho, chegando às portas de Viena.

Para impedir o avanço da esquadra turca, diversos reinos cristãos europeus uniram suas forças e rechaçaram o invasores, nesta que ficou conhecida como a Batalha de Lepanto.


Com o fim do domínio turco no Mediterrâneo, os cristãos puderam expulsá-los também do continente, onde deixaram poucos focos de influência, nas hoje "prósperas" regiões da Albânia, Kosovo e Bósnia-Herzegovina. Os sérvios e croatas formaram uma barreira por onde a ameaça da crescente não penetrou.

Passados 500 anos, na mesma Viena, as seleções Croata e Turca se enfrentaram, pela UEFA Euro 2008, repetindo o embate ocorrido nas águas de Lepanto. Mas desta vez, os turcos se deram melhor, e conseguiram avançar um pouco mais em direção ao domínio da Europa.

Restou aos Alemães a difícil tarefa de novamente, passados cinco séculos, sobrepujar o crescente que ameaça a Europa e mandar os turcos de volta para o lugar deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails