terça-feira, 12 de agosto de 2008

Grêmio - Campeón del Torneo Apertura 2008.


Quando a CBF adotou a fórmula de pontos corridos para a disputa do Campeonato Brasileiro, a partir de 2003, vi as chances do meu Grêmio tornar-se campeão minguarem. O Tricolor sempre costumou destacar-se em jogos de mata-mata, sabendo se aproveitar do regulamento e se superando nos momentos finais. Um campeonato longo, sem jogos decisivos na prática não favorecceria o nosso modo de jogo.

E minhas profecias foram tornando-se realidade. No primeiro ano, logo em meio às comemorações do nosso centenário, lutamos durante todo o torneio para não sermos rebaixados. Em 2004, a mesma penúria, só que com um resultado final muito, mas muito pior.

Após uma pausa em 2005, quando aproveitamos para reforçar a nossa auto-estima, tivemos um lampejo de esperança em 2006, quando pensamos que poderíamos ameaçar o líder São Paulo. Em vão: os paulistas conseguiram manter uma distância segura até o final. Restou-nos o consolo da vaga para a Libertadores.

Mas a história se repetiu em 2007, quando vimos, de longe, outras torcidas lutando e comemorando.

Neste 2008, tudo indicava que teríamos mais um Campeonato Brasileiro complicado. Após o fracasso no Gauchão e na Copa do Brasil, os mais pessimistas já falavam em rebaixamento. Os otimistas apenas almejavam uma vaga à Sulamericana.

Mas não foi bem assim. Os jogos foram se sucedendo, as vitórias vindo, inclusive fora do Olímpico, e terminamos o primeiro turno num incrível primeiro lugar.

Ninguém está acreditando, mas é verdade. A tabela acima comprova.

Mas o que significa o título "simbólico" do primeiro turno do Brasileirão? A princípio, nada. Apenas que estamos no caminho certo.





....................................................................................



Se o nosso campeonato fosse confuso como o argentino, o Grêmio seria campeão do Torneio Apertura, já sendo um dos dois campeões nacionais de 2008 (o outro seria o campeão do Clausura). Se fosse no Uruguai, o Grêmio já estaria classificado para a final, que disputaria com o campeão do Clausura, exceto se também conquistasse esse, recebendo automaticamente o título.
Acho que o nosso regulamento, apesar de um pouco sem graça, é menos confuso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails