sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O Legítimo Maragato

Aqui no Rio Grande do Sul não é preciso de calendário para saber que estamos em setembro, basta perceber que, de uma hora para a outra, muitas pessoas passam a usar bombacha, botas de couro, guaiaca e lenço no pescoço, roupas que na maior parte do ano permanecem guardadas no fundo do armário, mas que nesta época passam a fazer parte da paisagem local.

Mas não é apenas o figurino que muda neste início de primavera: o idioma local também recebe um forte incremento de regionalismos que usualmente ficam escondidos em algum escaninho da memória e que raramente são ouvidos em outros meses do ano: bagual, guasca, indiada macanuda, lenço maragato, expressões que, devido à falta de conhecimento etimológico, podem tornar-se não mais do que meros adornos fonéticos.

Atentem para o termo que designa os lenços vermelhos usados por muitos gaúchos: é sabido que se trata de um símbolo identificado com um grupo político, mas talvez a grande maioria ignore que maragato é o gentílico de Maragateria, região do centro-norte da Espanha de onde saíram emigrantes que se estabeleceram no Uruguai, povoando locais onde, mais tarde, os partidários de Gaspar Silveira Martins se exilaram antes da eclosão da Revolução Federalista. 

A cidade mais importante da Maragateria chama-se Astorga, conhecida por causa do seu Palácio Episcopal, obra do famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí e que hoje abriga o Museo de los Caminos. A região é cortada pela rota utilizada pela maioria dos peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela.

Palácio Episcopal
Devido ao grande número de peregrinos que percorrem a região, esta é bem servida de opções de hospedagem e alimentação, que podem ser utilizadas por quem deseja conhecer seus pequenos, pitorescos e belos pueblos semi-abandonados, com suas casas e pequenas igrejas feitas de pedra, como Santa Catalina de Somoza, Foncebadón e Rabanal del Camino.


Prato preferido de Júlio de Castilhos

No ano que vem, quando o setembro chegar e as pessoas novamente usarem o termo maragato, lembrem-se de que não se trata apenas da cor de um lenço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails