domingo, 18 de julho de 2010

Ponto Final.

Fazia tempo que não vinha aqui "me gavando" de ter terminado mais um livro. Não foi por ter sido relapso, muito pelo contrário, acontece que mergulhei numa tafera literária hercúlea , praticamente uma guerra: há quase um ano recebi junto da minha Aventuras na História um folder anunciando o lançamento da coleção "70º Aniversário da II Guerra Mundial", uma enciclopédia composta por 30 volumes e 30 dvd's que abordam... bem, abordam o assunto do título, é óbvio.

O preço não era muito acessível, mas muito obrigado para quem inventou parcelamento no cartão de crédito. Os exemplares chegavam aos pares, dois livros e dois discos, em intervalos de 2 semanas. Cada volume tem cerca de 140 páginas, ricamente ilustrado, com belas fotos e elucidativos infográficos. E surpreendentemente, uma abordagem beirando a isenção, o que é algo raríssimo em se tratando de assunto tão delicado, em que a regra é que os vencedores contem a história do modo que lhes convém (enquanto escrevo isto, a tv mostra uma propaganda de um programa sobre "caçadores de nazistas"). Acontece que tentar entender a Segunda Guerra Mundial como uma simples e maniqueísta batalha do bem contra o mal, sem ter em mente o complexo contexto histórico que envolvia o planeta na primeira metade do século XX, ou é ignorância ou é má fé.
A leitura, apesar da enormidade de páginas (cerca de 4.000), não foi nem um pouco cansativa, tanto pelo aspecto visual já mencionado, quanto pela qualidade do texto. Já para os vídeos ainda precisarei de muitas horas. Graças ao desgraçado do fiadasputa do vendedor uruguaio em Rivera, que me vendeu um DVD player sem controle remoto, vi apenas cinco disco.
Consumi longas, porém agradáveis horas de leitura. Tanto que minha esposa chegou a criar uma certa aversão por estes livros que hoje embelezam nossa biblioteca.
...
Aliás, ela reclamou que eu nunca escrevo nada sobre ela aqui. Bem. primeiro não vejo muito sentido em escrever alguma declaração de amor aqui, por que sei que ninguém vai ler. Mas enfim, um beijo, meu amor.


2 comentários:

Related Posts with Thumbnails